Carne de baleias??? Eu tô fora!

A UOL noticias publicou hoje um vídeo sobre o consumo de carne de baleia no Japão. O vídeo, aparentemente, não assume uma postura contra ou a favor da atividade de caça, mas tende a mostrar pratos originais e tradicionais feito com carnes de baleia.

Infelizmente, a ferramenta grátis do wordpress não permite a inserção de vídeos em flash, então, cliquem no link acima, e assistam no canal UOL de notícias.

Atualmente, sabe-se, segundo pesquisa encomendada pelo Greenpeace, que 71% da população japonesa não concorda com a caça de baleias em região Antártica, e ainda não consome mais a carne. Motivo pelo qual, mais de 4000 toneladas dessa carne está estocada em freezers no Japão sem destino algum.

Houve uma época, que muito dessa carne era doada às creches e orfanatos públicos, no entanto, muitas crianças estavam ficando doentes, e a doença atribuída a contaminação através do consumo de carne de baleia.

Enfim, antes de 1992, quando aconteceu a reunião ECo-92 raramente ouvia-se falar em meio ambiente. Apesar de pouca prática a palavra ganhou elegância e parece que tornou chique falar em sustantabilidade e meio ambiente, ainda que muitos não saibam o que ela realmente significa.

Atualmente, chique e elegante é saber como o nosso poder de consumo pode influenciar as ações de exploração dos recursos naturais. Então, bora lá, pensarmos antes mesmo de consumirmos, por um planeta saudável.

Explore posts in the same categories: baleias, meio ambiente, oceanos

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “Carne de baleias??? Eu tô fora!”

  1. claudia yoshida Says:

    Opa! Tb tô fora do que pra mim seria uma iguaria e, como tal, desnecessária. Porém, me parece um tanto contraditório a manutenção de uma atividade, que pelo meu entender, em tempos modernos, não tem nenhum propósito comercial e, principalmente, esbarra/agride as aparências éticas. Se essa caça é sem sentido, porque ela permanece?…

  2. Caio DAndrea Says:

    o PROBLEMA CONTINUA O MESMO, SEJA NO JAPÃO, SEJA AQUI NO BRASIL.
    Aqui temos o gado, a soja e mtas outras culturas/atividades que, se não nos preocuparmos com a sua origem correremos o sério risco de sermos “colaboradores” das agressões ao meio ambiente.
    Conheça a origem do produto que consome: carne, arroz, couro, algodão, soja, entre muitos outros..
    Mas isso só será possível se VC procurar saber da onde vem aquilo que compra..pergunte, leia o rótulo, questione…

  3. Lelê Says:

    Pois é… a caça permanece por uma briga muito mais política que econômica. A idéia é que com a “caça científica” o governo japones consiga provar que é possível caçar baleias sem causar extinção para derrubar a moratória e poder comercializar livremente a carne.
    Eles não abrem mão da caça na região Antártica, que é por si só um santuário de baleias.
    É realmente incrível….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: