O caderno de Saramago

saramagoEu confesso que não era lá das mais fãs do Saramago. Acho que um pouco por que eu tinha aquela obrigação de ler um dos seus livros da época de prestar o vestibular, e por ser uma obrigação, ele estava na lista dos não desejados a ler.

Ano passado fui assistir O Ensaio sobre a cegueira e apesar das críticas e elogios, eu tinha gostado muito. Do estilo do filme, da forma como foi apresentado, dos atores, enfim… Sempre gostei dos filmes de Fernando Meirelles. Fiquei com aquela sensação que deveria ter lido o livro antes de ver o filme.

Até que a Claudia, uma grande amiga ,  me deu o livro de presente. Passei a me interessar mais pelo trabalho de Saramago e então, a mesma amiga me apresentou O caderno de Saramago – o blog da fundação Saramago.

Sempre que me lembro dou uma passada por lá. Hoje particularmente ocorreu um fato interessante. Eu estava aqui em casa mexendo na publicação do mestrado. Pensando sobre a vida acadêmica, pela qual tenho grande afinidade e admiração, simplesmente pelo fato de gerarem conteúdo, informação e conhecimento. Comecei a pensar sobre dar aulas, orientar alunos, estagiários, educação… Me lembrei de algumas notícias recentes que saíram na mídia sobre ensino, sobre a falta de qualidade em publicações científicas, sobre a exigência em se publicar, publicar… e como se quantidade fosse ser algum parâmetro para a qualidade. Enfim…a mente divagando e acabei encontrando esse texto do Saramago, justamente no dia de hoje.

E vale a pena refletir…

Formação (1)

Junho 25, 2009 by José Saramago

“Não ignoro que a principal incumbência assinada ao ensino em geral, e em especial ao universitário, é a formação. A universidade prepara o aluno para a vida, transmite-lhe os saberes adequados ao exercício cabal de uma profissão escolhida no conjunto de necessidades manifestada pela sociedade, escolha essa que se alguma vez foi guiada pelos imperativos da vocação, é com mais frequência resultante dos progressos científicos e tecnológicos, e também de interessadas demandas empresariais. Em qualquer caso, a universidade terá sempre motivos para pensar que cumpriu o seu papel ao entregar à sociedade jovens preparados para receberem e integrarem no seu acervo de conhecimentos as lições que ainda lhe faltam, isto é, as da experiência, madre de todas as coisas humanas. Ora, se a universidade, como era seu dever, formou, e se a chamada formação contínua fará o resto, a pergunta é inevitável: “Onde está o problema?” O problema está em que me limitei a falar da formação necessária ao desempenho de uma profissão, deixando de lado outra formação, a do indivíduo, da pessoa, do cidadão, essa trindade terrestre, três em um corpo só. É tempo de tocar o delicado assunto. ..”(leia mais).

Explore posts in the same categories: divagações

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “O caderno de Saramago”

  1. Caio DAndrea Says:

    adorei essa parte..
    ” O problema está em que me limitei a falar da formação necessária ao desempenho de uma profissão, deixando de lado outra formação, a do indivíduo, da pessoa, do cidadão, essa trindade terrestre, três em um corpo só.”

  2. M Claudia Says:

    Lele, bom saber destes seus devaneios…vamos combinar uma aula?? Que tal? Gostei do blog e das filosofadas… vou frequentar este pedaço! Bjs MC

  3. claudia yoshida Says:

    Estranho e até certo ponto assustador, pensar que os profissionais que saem das universidades deveriam estar preparados a aprender “todas as coisas humanas” e não contatentarem apenas com o desempenho de uma função. Triste pensar em conhecimento sendo medido apenas na capacidade de se publicar.
    (Aproveitando o momento de pura divagação)


Deixe uma resposta

