Baleias no Brasil? Onde?

Foto: Instituto Baleia Jubarte

Foto: Instituto Baleia Jubarte

Pois é, muita gente não sabe, mas esse turismo que cresce no mundo todo, também é bem desenvolvido no Brasil e merece mais atenção por parte da sociedade.

Apesar de incipiente, a modalidade rende mais de 1 bilhão de doláres por ano e é um dos contra-argumentos para a atividade de caça comercial de baleias, que é um absurdo nos dias de hoje. Ou seja, a baleia vale muito mais viva do que morta, não só para agradar aos nossos olhos, como também os bolsos.

Você já saiu para observar uma baleia? Se não, aproveite a temporada que já se iniciou aqui no Brasil e não irá se arrepender. Além de você estar contribuindo com a atividade de turismo sustentável, as baleias têm uma espécie de “poder” enigmático que atrae e sensibiliza pessoas ao redor do mundo todo. Sem dúvida alguma, você jamais esquecerá desses momentos.

Então, aproveite a temporada e siga direto para algum canto da costa brasileira.

No Nordeste, já existem alguns operadores de turismo de observação de baleias, e que tem o apoio do Instituto Baleia Jubarte.

Lá você poderá acompanhar incríveis comportamentos de fêmeas com filhotes, saltos, batidas de cauda, batidas de peitoral e tudo isso em uma atmosfera baiana deliciosa, com calor e sol nesse inverno paulistano. Você ainda pode optar por ver baleias no maravilhoso Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Praia do Forte (que está quase virando área marinha protegida) ou ainda na região costeira de Salvador mesmo.

Jubarte com a cidade de Salvador ao fundo. Foto: Instituto Baleia Jubarte

Jubarte com a cidade de Salvador ao fundo. Foto: Instituto Baleia Jubarte

Você também pode ir ao Sul do Brasil, na região de Santa Catarina para observar as baleias Francas. Onde há mais de 20 anos atua o Projeto baleia Franca. E ali, até da costeira é possível observar fêmeas com filhotes, bem próximo e que basta um binóculo para poder observar.

Um outro lugar, ainda não tão garantido, é o Parque Nacional Marinho da Laje de Santos, bem próximo daqui, onde é possível obsrevar as baleias-de-Bryde, espécie rara e pouco estudada, que ocorre principalmente no verão e primavera, no entorno das ilhas na região de São Paulo e Rio de Janeiro. O pessoal do Projeto Baleia de Bryde/CEMAR vem estudando essa espécie há mais de 7 anos, e tem encontrado resultados relevantes à conservação da espécie.

Também não posso deixar de dizer que a atividade do turismo de observação de baleias, só funciona se respeitadas as normas de segurança e não-molestamento dos animais. A Lei Federal 7.643/87 e a Portaria IBAMA 117/96, além da Instrução Normativa IBAMA 102/06 que se aplica à Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que garantem a proteção das baleias contra perturbações indevidas.

Então, o que você está esperando para se programar????

About these ads
Explore posts in the same categories: baleias, brasil, oceanos

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Baleias no Brasil? Onde?”

  1. Caio DAndrea Says:

    Veja que conflitante:
    o turismo sexual rende milhões no Nordeste brasileiro, deveríamos parar para pensar que nossa costa esta cheia de recursos e belezas que por si só já renderiam mais e trariam à comunidade recursos, oportunidades de emprego e orgulho de ser “caiçara” de um local lindo, como nossas praias..
    Mas hoje a realidade é outra e ainda nos esforçamos em vão para sermos reconhecidos mundialmente como egoístas e exploradores de nossa própria comunidade, recursos públicos, ambientais e crianças..
    é triste mas mutável, basta começar…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: